Romaria de Nossa Senhora do Carmo

A Presença do Carmelo em Santa Cruz

Imagem de Nossa Senhora do Carmo encomendada pelo Padre Vicente Fernandes ao escultor Ambrósio Córdula, de Acari, no seridó potiguar.

O Monsenhor Emerson Negreiros era devoto de Nossa Senhora do Carmo, e quando chegou em Santa Cruz encontrou um monte na margem direita do Rio Trairi como espaço para devoção católica.

Antes dele, em 1919, o Padre José Mendes resolveu transferir a Cruz do Inharé, localizada em frente a Igreja Matriz para o alto de um monte, na margem direita do Rio Trairi. A ideia era criar um cruzeiro, um espaço de oração e peregrinação para os fiéis. Mas a cruz não resistiu pelo seu estado de conservação.

Outra cruz foi entronizada no monte, mas não resistiu aos ventos e tombou. Outras tentativas foram feitas, mas todas sem sucesso. Chega então o Monsenhor Emerson Negreiros, com seu estilo inovador e motivador, e em 3 de abril de 1953, com uma procissão subiu até o monte e ergueu a cruz com um grande pedestal dessa vez. Lá foi colocada uma imagem de Nossa Senhora do Carmo, de madeira.

A partir desse fato, a elevação ao lado da cidade ganhou o nome de Monte Carmelo.

Significado do Carmelo

O Carmelo, que significa jardim, é uma cadeia de colinas que termina por um promontório perto de Haifa em Israel, lugar de culto desde a antiguidade, citado pelo profeta Isaías (o esplendor do Carmelo) entre os dons de Deus a seu povo. Ali viveu Elias, o profeta, saboreando a presença divina e, ao levantar-se como uma chama de zelo, marcou a história de Israel.

A primeira imagem da Virgem do Carmo

O jornalista Rosemilton Silva comentou certa vez sobre essa particularidade da Cruz do Inharé e da Cruz do Alto do Cruzeiro:

“Assisti as escavações e vi boa parte destas armas que foram enterradas no Monte Carmelo ou Alto do Cruzeiro, hoje o Santuário de Santa Rita de Cássia. Estas armas, mesmo enterradas lá e em estado bem desgastado não foram encontradas durante as escavações para a construção do Santuário. Um outro aspecto, que poucos lembram, era a imagem de Nossa Senhora do Carmo, bela, bem esculpida em madeira e que foi trocada por uma imagem desprovida de qualquer esmero artístico, assim como os ex-votos que foram levados. Há quem diga, e eu não posso afirmar, que tudo foi levado por um ex-dirigente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional no Rio Grande do Norte. No entanto, a exemplo do roubo da Coroa de Santa Rita de Cássia, há boatos que nunca foram comprovados.”

De acordo com a pesquisa feita pelo Padre Aerton Sales, o título Monte Carmelo veio da devoção de Monsenhor Emerson para com Nossa Senhora do Carmelo. Mas um terceiro momento de grande destaque para a Cruz do Inharé foi a bênção dada por Frei Damião, acompanhado do ex-prefeito Gilson Andrade, nos anos 1980. “Essa mesma cruz nós descemos em procissão do Monte Carmelo até a Igreja Matriz, no início das obras do Santuário”, contou o Padre Aerton.

Para marcar essa devoção que originou as peregrinações ao local, a Paróquia de Santa Rita de Cássia realiza nos meses de julho a Romaria de Nossa Senhora do Carmo, em datas próximas do dia 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo.

A segunda imagem do Carmo

Para substituir a imagem primitiva, foi colocada uma imagem de gesso no nicho do antigo cruzeiro. Esta imagem foi restaurada no paroquiato do Pe. Aerton Sales e colocada na capela de Santa Rita do Santuário.

A terceira e majestosa imagem do Carmo

A nova imagem sacra de Nossa Senhora do Carmo entalhada em madeira, policromada com olhos de vidro, e mede 2,5 metros com a base, que fica em um nicho de frente para a futura estação de desembarque do Teleférico de Santa Cruz, no pavimento inferior do Santuário.

Esta imagem marcou um momento histórico na pandemia do novo coronavírus, a covid19, quando na Live Pascom do Encerramento do Mês Mariano de 2020, foi a imagem escolhida para a solenidade da Coroação da Virgem Maria.