Notícias › 14/05/2018

Regina Coeli: Papa fala sobre a Solenidade da Ascensão do Senhor

Ontem, domingo, 13, durante sua tradicional oração mariana do Regina Coeli, o Papa Francisco falou sobre a Solenidade da Ascensão do Senhor que traz, segundo o pontífice, dois aspectos a serem contemplados: o nosso olhar para o céu onde Jesus Cristo está glorificado e o início da missão da Igreja.

“Porque Jesus ressuscitado e levado aos Céus envia seus discípulos para difundir o Evangelho por todo o mundo”, explicou o Sucessor de Pedro. “Portanto a ascensão nos exorta a olharmos para o Céu e, em seguida, dirigi-lo à Terra para que realizemos as tarefas que o Senhor ressuscitado nos confia”, reiterou.

E a passagem do Evangelho deste domingo, de acordo com o Santo Padre, convida-nos a exatamente isto. “Trata-se de uma missão sem limites, que supera as forças humanas. De fato, Jesus diz: ‘Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda a criatura’. Parece uma tarefa realmente ousada confiada por Jesus a um grupo de homens simples e sem grandes habilidades intelectuais”, detalhou o Papa. “Mas este projeto de Deus só pode ser realizado pelo poder que Ele próprio concede aos apóstolos”, afirmou.

E foi por meio do Espírito Santo que os discípulos de Jesus puderam levar a cabo sua missão ‫― missão esta chancelada pelo Filho de Deus. “’Vocês receberão a força do Espírito Santo que descerá sobre vocês, e vocês serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judeia, em San Maria e até os confins da Terra’, assim esta missão pôde se tornar realizada e os apóstolos deram início a esta obra, que depois foi continuada por seus sucessores”, explicou Francisco.

O Sucessor de Pedro lembrou ainda de que todos aqueles batizados têm força e sabedoria para espalhar o Evangelho pelo mundo. “Em virtude do batismo que recebeu, cada um é capacitado de sua parte a proclamar o Evangelho. O batismo nos leva a sermos missionários”, asseverou.

Apelo aos indonésios e saudação aos jornalistas

Ao final deste Regina Coeli, o Papa Francisco lamentou a morte de 11 pessoas durante três atentados contra igrejas cristãs na cidade de Surabaia, na Indonésia. “Elevo a minha oração por todas as vítimas e seus parentes. Juntos, evoquemos o Deus da paz para que faça cessar essas violências”, disse.

Francisco lembrou ainda o Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema é “Fake News e Jornalismo de Paz”. “Saúdo todos os trabalhadores da mídia, especialmente os jornalistas comprometidos em buscar a verdade das notícias, contribuindo para uma sociedade justa e pacífica”, disse.

O Santo Padre não se esqueceu das mães, neste dia dedicado a elas que é celebrado em diversas partes do mundo. “Gostaria de saudar todas as mães, agradecendo pela sua custódia da família. Recordo também as mães que nos olham do céu e continuam a nos conservar com oração”, findou.

Por Canção Nova, com Boletim da Santa Sé