Um pouco da história do nosso Pároco

O Pe. Vicente Fernandes da Silva Neto nasceu no dia 16 de fevereiro de 1974 na cidade de Touros/RN. Sendo filho de Francisco Xavier da Silva e Bernadete Fernandes da Silva, despertou para sua vocação sacerdotal no ano de 1997, quando foi recebido no seminário de São Pedro, nesta Arquidiocese.

Em celebração presidida pelo então arcebispo Dom Heitor de Araújo Sales, na Catedral Metropolitana de Natal/RN, recebeu a ordenação Diaconal no dia 12 de dezembro de 2003. Na catedral de N. Sra. da Apresentação-Natal, pelas mãos consacratórias do Arcebispo Dom Matias Patrício de Macedo, foi ordenado sacerdote no dia 04 de agosto de 2004.

Iniciou sua caminhada sacerdotal no dia 24 de agosto de 2004, quando foi acolhido pela comunidade da Paróquia de Sta. Rita de Cássia -Sta. Cruz/RN, auxiliando o então pároco Pe. Aerton Sales da Cunha até o dia 04 de janeiro de 2006. Por decisão do arcebispo D. Matias Patrício foi transferido para a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Riachuelo/RN, no dia 05 de janeiro de 2008.

Foi recebido pelo Mons. Francisco das Chagas Pereira Pinto, na Paróquia de São José – Angicos/RN, no dia 11 de fevereiro de 2008, assumindo a função de vigário paroquial até o dia 04 de agosto de 2008, quando foi empossado como administrador paroquial. Em Angicos seu trabalho foi destacado pela revitalização do trabalho pastoral que terminou no dia 25 de janeiro de 2011. No dia 26 de janeiro retornou à Paróquia de Santa Rita de Cássia como Pároco. Durante a sua primeira provisão realizou grandes ações, tanto da infraestrutura da Paróquia tanto na área pastoral.

Em 17 de Janeiro de 2017, a Arquidiocese de Natal confirmou, através do Chanceler da Cúria Arquidiocesana, Padre Valtair Lira Lucas, que o Padre Vicente Fernandes teria sua provisão renovada por mais seis anos. Dessa forma, Padre Vicente está confirmado para os trabalhos paroquiais até 2023, notícia esta comemorada pela comunidade católica da região Trairi.

Ações do Padre Vicente

– Apoio total a Comunidade Católica Shalom
– Capela do santíssimo e a sala das velas (Santuário)
– Centro Pastoral Nossa Senhora de Lourdes (Conjunto Cônego Monte)
– Construção da capela da Cega Matilde
– Construção da Capela do sítio Telha
– Construção da Igreja de São José (DNER)
– Construção São Joaquim
– Construindo a casa Paroquial (Japi)
– Construiu a casa Paroquial (Santa Cruz)
– Criação da Capela Santa Helena (Santa Cruz)
– Criou a Gruta Nossa Senhora de Lourdes (Santuário)
– Criou o Projeto Amar e Servir do Alto do Cruzeiro.
– Doação do terreno para a construção da sede da APAE, do teleférico e da Clínica de NEFROLOGIA
– Implantação da comunidade Alegre
– Implantação da comunidade Casinhas (São Francisco)
– Implantação da comunidade Letreiro.
– Implantação da comunidade Sítio Favelas (Japi)

– Implantou as Pastorais da Sobriedade, a Pastoral da Saúde, a Pia União de Santa Rita, além de resgatar a Pastoral da Comunicação e restaurou a Pastoral da Juventude.
– Implementou o sistema de monitoramento e iluminação do Santuário e da Igreja Matriz.
– Loteamento Monsenhor Raimundo
– Realizou encontros de formação em parceria com a Paulus.
– Realizou shows Religiosos.
– Reforma da Igreja de Nossa Senhora das Dores (Maracujá)
– Reforma da Igreja de Nossa Senhora das Graças (Conjunto Cônego Monte)
– Reforma da Igreja de São João Batista (Paraíso)
– Reforma da Matriz de Santa Rita de Cássia (Santa Cruz)
– Reforma do centro Pastoral Neuza Trajano de Souza (Paraíso)
– Reforma do Instituto Cônego Monte( colégio do Padre).
– Renovou as frotas da Paróquia.
– Restaurou a capela de Pedra Preta (Japi)
– Restaurou a capela do Catolé (Santa Cruz)
– Restaurou a casa paroquial (Capamen)
– Restaurou a igreja de São Sebastião (São Bento)