Notícias › 10/07/2018

Papa faz balanço do encontro ecumênico de Bari

“Um sinal eloquente da unidade dos cristãos”, assim o Papa Francisco definiu o encontro ecumênico realizado na cidade italiana de Bari, no sábado, 7 de julho, com os Patriarcas e líderes das Igrejas Orientais.

“Ontem, em Bari, junto com os Patriarcas das Igrejas do Oriente Médio e seus representantes, vivemos um dia especial de oração e de reflexão pela paz naquela região. Agradeço a Deus por este encontro, que foi um sinal eloquente da unidade dos cristãos, com a participação entusiasmada do povo de Deus”, foram as palavras do Santo Padre no final da oração do Ângelus no domingo, 8 de julho, na Praça de São Pedro.

O Pontífice também agradeceu “aos irmãos líderes das Igrejas e aos seus representantes; fiquei realmente edificado com suas atitudes e seus testemunhos; agradeço ao Arcebispo de Bari, aos colaboradores e a todos os fiéis que nos acompanharam e apoiaram com a oração e a alegre presença”.

No encontro, o Papa Francisco e os Patriarcas veneraram as relíquias de São Nicolau, rezaram juntos pela paz no Oriente Médio e discutiram sobre a situação dos cristãos nesta região.

Após finalizar o encontro, o Papa pronunciou algumas palavras conclusivas, destacando a situação delicada sofrida pelos cristãos no Oriente Médio, perseguidos pela violência, pelas guerras e pelo fundamentalismo, e pediu às potências para que se comprometam a alcançar a paz.

Por ACI Digital