Mensagem do pároco › 08/05/2018

A festa é nossa! A festa é de todos.

Caros Irmãos e Irmãs, filhos e devotos de SANTA RITA DE CÁSSIA

Caros fiéis, chegamos a mais uma festa da nossa excelsa padroeira, Santa Rita de Cássia, tempo de alegria, paz e devoção. Este ano estamos refletindo o ano dedicado aos leigos e leigas, homens e mulheres batizados que buscam uma intimidade maior com o Cristo caminho, verdade e vida.

É impossível não recordar a fonte de inspiração que se encontra no documento final da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, para nós tão caro ao ser denominado “Documento de Aparecida” (DAp). Ali, ao definir a vocação dos leigos, diz que “os fiéis leigos e leigas, discípulos e missionários, são luz do mundo” (DAp n. 209). Em perfeita consonância com a palavra de Jesus escolhida para ser o lema deste ano: “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14). Pois sabemos que quem encontra no Cristo o gosto e a direção certa para a vida torna-se necessariamente um discípulo missionário. Pois existem realidades que o Evangelho só pode chegar com os leigos, como “no âmbito da vida social, econômica, política e cultural” (DAp n. 212).

Na esperança que o Ano do Laicato da Igreja no Brasil seja um tempo de graça do Cristo Jesus, rezo que a Mãe das causas impossíveis, Santa Rita de Cássia, nossos santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu intercedam por todos nesta “saída” em busca de uma vida cristã mais autêntica e, por isso, mais fecunda. Que nossa missão testemunhe a “realidade transformadora do Reino de Deus que se faz presente em Jesus” (DAp n. 382).

Um abraço fraterno,

A festa é nossa! A festa é de todos.

Pe. Vicente Fernandes – Pároco e Reitor do Santuário
Pe. Jerônimo Pereira – Vigário Paroquial