Notícias › 24/04/2017

C9 reunido no Vaticano: a reforma vai adiante

O Conselho consultivo de cardeais do Papa Francisco, denominado C9, está reunido com o Pontífice desde segunda-feira (24/04) até quarta-feira (26/04), para prosseguir o trabalho de reforma dos organismos do governo central da Igreja.

O cardeal hondurenho Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, coordenador do C9, abriu a sessão da manhã, depois que todo o grupo concelebrou a missa na Casa Santa Marta.

A sessão em andamento é a 19ª reunião do Conselho, constituído em 28 de setembro de 2013 para apoiar Francisco na reforma da Cúria Romana.

O primeiro encontro de 2017 decorreu em fevereiro, quando o grupo de trabalho examinou a “Diaconia da Justiça”, isto é, o trabalho dos vários Tribunais – Penitenciaria Apostólica, Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica e o Tribunal da Rota Romana. Naquela ocasião, o C9 deu prosseguimento à análise dos dicastérios, em especial da Congregação para a Evangelização dos Povos (Propaganda Fide); a Congregação para as Igrejas Orientais; e o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso. Também foi examinado o processo para a seleção de candidatos ao Episcopado.

Fazem parte do Conselho: o Secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, o hondurenho Andrés Rodríguez Maradiaga, o italiano Giuseppe Bertello, o estadunidense Sean Patrick O’Malley, o chileno Francisco Javier Errázuriz Ossa, o indiano Oswald Gracias, o alemão Reinhard Marx, congolês Laurent Monsengwo Pasinya e o australiano George Pell.

Por Rádio Vaticano